3 Lições de Neuropsicologia do filme “O Óleo de Lorenzo”

1) O filme é baseado em uma história real sobre o desenvolvimento da Adrenoleucodistrofia de Lorenzo e da jornada de seus pais em busca de um tratamento eficaz. Também conhecida como ALD, trata-se de uma doença genética rara, com incidência de 1 para 10.000.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) Com o diagnóstico de Lorenzo, toda a família passa por um processo de luto pela perda de um filho saudável e acabam adoecendo junto. Nesse ponto, o filme instiga a pensar não apenas na importância do apoio familiar ao paciente durante o processo de adoecimento e na sua recuperação, mas na necessidade de acompanhamento psicológico para os próprios familiares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) A falta de atenção e a dificuldade da equipe médica em diagnosticar a doença de Lorenzo, faz com que a família Odone atravesse uma linha tênue entre o desespero e a esperança de ver a doença do filho ao menos estabilizada, buscando tratamentos alternativos por sua conta e risco. Dessa forma, o filme retrata uma espécie de desafio e luta entre a Ciência e o saber mítico constituído vs. o saber popular e a intuição.
